Segunda, 20 de janeiro de 2025, 18h21
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) coloca em ação um plano de contingência para enfrentar o aumento da demanda no consumo de água, a partir desta segunda-feira (20). A medida mais imediata foi a ativação de uma equipe extra de investigação de vazamentos, para minimizar as perdas de água tratada.
A situação emergencial decorre da elevação das médias de temperatura e da produção insuficiente no sistema de tratamento, que não acompanhou o crescimento demográfico acumulado de Itajaí e Navegantes ao longo dos últimos oito anos.
As medidas de contingência foram determinadas em reunião nesta manhã, entre os diretores do Semasa e o gerente regional da empresa terceirizada que desempenha funções operacionais na distribuição de água de Itajaí. O foco das discussões foi a prevenção de ocorrências de falta de água e de baixa pressão no município, principalmente nos finais de semana, nos quais a população flutuante tem se somado à demanda.
Nesta manhã, um vazamento oculto de grande porte foi identificado na rede sob a rua João Cunha, no encontro com a João Fernandes Viêira Junior. O reparo da tubulação rompida vai interromper a perda de água no ponto e melhorar a pressão no entorno, no bairro Fazenda.
Nas próximas semanas, pontos estratégicos da cidade receberão pequenos reservatórios de água, de 20 mil litros, que serão instalados próximos a bombas de recalque (boosters), garantindo o abastecimento para áreas altas. As áreas prioritárias para essa ação estão nos bairros Fazenda, Fazendinha e Praia Brava.
O Semasa também está buscando alternativas emergenciais de fontes de água, como poços artesianos, para auxiliar a pressurização em pontos que repetidamente apresentam dificuldades. Após as devidas diligências e certificações de qualidade, esses recursos serão interligados à rede pública, melhorando a distribuição.
O estabelecimento das ações prioritárias levou em consideração as manifestações registradas pelo setor de atendimento do Semasa, que permitem o mapeamento das regiões com maior concentração de ocorrências e a distinção entre questões do sistema e eventos isolados.
Celso Praun, Diretor Geral do Semasa, avalia que “chegamos a menos de vinte dias, sabendo das dificuldades, mas muito preparados para enfrentá-las, que é o que estamos fazendo neste momento. Isto inclui a construção de uma nova ETA, que já está em processo de licitação. Junto com o time de efetivos, estamos encarando de frente os problemas de abastecimento”.
A medida com maior impacto no longo prazo será a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, junto à atual estrutura no São Roque, que vai fornecer 375 litros por segundo (l/s), aumentando em cerca de 30% a produção atual.
115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492
escreva@semasaitajai.com.brServiço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura
Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101