Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Semasa implementa medidas emergenciais no abastecimento de água de Itajaí

Segunda, 20 de janeiro de 2025, 18h21

     O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) coloca em ação um plano de contingência para enfrentar o aumento da demanda no consumo de água, a partir desta segunda-feira (20). A medida mais imediata foi a ativação de uma equipe extra de investigação de vazamentos, para minimizar as perdas de água tratada.

     A situação emergencial decorre da elevação das médias de temperatura e da produção insuficiente no sistema de tratamento, que não acompanhou o crescimento demográfico acumulado de Itajaí e Navegantes ao longo dos últimos oito anos. 

     As medidas de contingência foram determinadas em reunião nesta manhã, entre os diretores do Semasa e o gerente regional da empresa terceirizada que desempenha funções operacionais na distribuição de água de Itajaí. O foco das discussões foi a prevenção de ocorrências de falta de água e de baixa pressão no município, principalmente nos finais de semana, nos quais a população flutuante tem se somado à demanda.

     Nesta manhã, um vazamento oculto de grande porte foi identificado na rede sob a rua João Cunha, no encontro com a João Fernandes Viêira Junior. O reparo da tubulação rompida vai interromper a perda de água no ponto e melhorar a pressão no entorno, no bairro Fazenda.

     Nas próximas semanas, pontos estratégicos da cidade receberão pequenos reservatórios de água, de 20 mil litros, que serão instalados próximos a bombas de recalque (boosters), garantindo o abastecimento para áreas altas. As áreas prioritárias para essa ação estão nos bairros Fazenda, Fazendinha e Praia Brava.

     O Semasa também está buscando alternativas emergenciais de fontes de água, como poços artesianos, para auxiliar a pressurização em pontos que repetidamente apresentam dificuldades. Após as devidas diligências e certificações de qualidade, esses recursos serão interligados à rede pública, melhorando a distribuição.

     O estabelecimento das ações prioritárias levou em consideração as manifestações registradas pelo setor de atendimento do Semasa, que permitem o mapeamento das regiões com maior concentração de ocorrências e a distinção entre questões do sistema e eventos isolados.

     Celso Praun, Diretor Geral do Semasa, avalia que “chegamos a menos de vinte dias, sabendo das dificuldades, mas muito preparados para enfrentá-las, que é o que estamos fazendo neste momento. Isto inclui a construção de uma nova ETA, que já está em processo de licitação. Junto com o time de efetivos, estamos encarando de frente os problemas de abastecimento”.

     A medida com maior impacto no longo prazo será a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, junto à atual estrutura no São Roque, que vai fornecer 375 litros por segundo (l/s), aumentando em cerca de 30% a produção atual.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101