Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492

Sobre o SEMASA

Histórico

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura foi criado em 08 de janeiro de 2003, pela Lei Municipal n° 3.863. Essa municipalização foi o resultado da não renovação do contrato com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), que administrava o abastecimento de água em Itajaí desde 1973.

No dia 1º de abril do ano de 2003, o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (SEMASA) foi inaugurado. Ao longo dos dois anos iniciais a autarquia trabalhou em reformas no sistema de água da cidade. Nos primeiros noventa dias de trabalho do ano de 2003, a empresa implantou 200 metros de rede de esgoto, completando até o final do primeiro ano de trabalho outros 800 metros na rua Hercílio Luz, que eram à época a primeira e única rede de esgoto na cidade de Itajaí.

O ano de sua fundação caracterizou-se por uma histórica reformulação no sistema de abastecimento de água na cidade de Itajaí, onde a autarquia implementou obras cujo investimento alcançou quatro milhões de reais, para aumentar a reservação de água em até 20%.

A autarquia foi se estruturando e abriu novas vagas por meio de seu primeiro concurso público. Desta forma possibilitou a atualização dos setores e a entrada de profissionais capacitados na execução das funções técnicas e administrativas.

Os anos de 2005 e 2006 foram marcados pelo início dos projetos para implantação da rede coletora de esgoto de Itajaí. Firmou-se a parceria entre SEMASA e Ministério das Cidades para o PNSS – Programa de Modernização do Setor Saneamento para desenvolver projetos de modernização e implantação de melhorias, bem como auxiliar a autarquia na busca de linhas de crédito, principalmente junto ao BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento.

Destaca-se o acordo de cooperação técnica, assinado entre o Semasa e o Ministério das Cidades, que tem por objetivo promover a modernização do setor de Saneamento Ambiental, que envolve água, esgoto sanitário, lixo e drenagem.

Este foi um grande passo para a história do Município. Itajaí, através de carta-consulta do Semasa, foi a primeira cidade do Brasil a assegurar recursos do BNDES através do Programa de Aceleração do Crescimento – o PAC, desenvolvido pelo Governo Federal desde 2007.

Com a aprovação de outros recursos pela Caixa Econômica Federal, e mais contrapartida de verbas próprias, a Autarquia pôde investir na implantação da primeira etapa do esgoto sanitário da cidade, e ampliação de captação, tratamento e distribuição de água.

O início das obras de implantação da rede de esgoto na cidade marcam o ano de 2008. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a cidade de Itajaí se prepara para uma nova fase ambiental.

Em 2013, completando apenas 10 anos desde sua fundação, o Semasa comemora os grandes investimentos e grandes obras concretizadas desde a municipalização do serviço de saneamento da cidade. Nesta década, a Autarquia também ampliou sua capacidade de atendimento em aproximadamente 50%.

Em 2014, após um longo período de assentamento da tubulação nas ruas da cidade, finalmente o esgoto doméstico tem um destino correto: A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Sua capacidade de tratamento é de 133 litros por segundo e sua eficiência pode ser capaz de remover 95% da carga orgânica.

Além da edificação da ETE, foram instalados 80 quilômetros de tubulações e 17 elevatórias subterrâneas. Em junho de 2014, é oficialmente inaugurado o sistema de coleta, transporte e tratamento de esgoto da cidade, e as residências dos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e Vila Operária são autorizadas a iniciar o processo de ligação residencial na tubulação de esgoto.

O Semasa segue evoluindo, cumprindo o que preconiza a Lei Municipal nº 6.472/2013, que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico. Com o Plano Municipal de Saneamento Básico, o Semasa passa a ter um planejamento estratégico nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, visando nortear as ações, bem como futuras expansões em seu sistema.

Nosso histórico também está disponível em formato PDF


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, São Judas, Itajaí, SC, CEP 88303-101