Segunda, 17 de fevereiro de 2025, 11h39
Sistema de água pode apresentar baixa pressão e falta de água em bairros de Itajaí
Uma queda de energia no bairro São Roque, na madrugada desta segunda-feira (17), afetou as unidades do sistema de tratamento de água do Semasa. Após a interrupção, os geradores da estação (ETA) foram acionados, mas a capacidade de produção da operação com eletricidade própria é menor, o que resultou em menos litros de água potável por segundo e reduziu os níveis dos reservatórios de São Roque e Morro da Cruz, essenciais para o abastecimento de Itajaí e Navegantes.
Tais fatores poderão ocasionar baixa pressão na rede de abastecimento da cidade e possível falta de água nas partes altas dos bairros Fazenda, Centro e Praia Brava. Itaipava, Ressacada, Nossa Senhora das Graças, São Vicente e Dom Bosco também apresentam dificuldades na distribuição de água potável nesta manhã, em parte em função de pressão insuficiente para a operação das bombas de recalque (boosters).
Segundo o Instituto de Meteorologia, a temperatura pode atingir máxima de 37°C nesta segunda-feira. Portanto, o Semasa recomenda o uso consciente da água, sem deixar de se hidratar e priorizando a saúde.
A ETA São Roque opera em sua capacidade máxima neste momento, mas o alto consumo impede a estabilização do abastecimento e a normalização dos níveis dos reservatórios. Por isso, é essencial que a população utilize a água apenas para necessidades prioritárias.
Visando mudar esse cenário, o Semasa lançará uma licitação para a construção de uma nova estação de tratamento, com capacidade inicial de 270 litros por segundo. Essa estrutura solucionará os problemas de abastecimento para a temporada de verão 2025/2026. O edital de licitação tem previsão de lançamento ainda neste mês de fevereiro.
115
SAC 0800 645 0195
(47) 3344 9000
(47) 99261 3492
Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura
Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101