Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Itajaí pode decretar estado de emergência nas próximas horas

Domingo, 23 de abril de 2006, 21h02

Uma comissão do Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra-Estrutura - estuda soluções para o problema do abastecimento. A Estação de Tratamento São Roque está parada desde às 5h da madrugada deste domingo por causa do alto nível de salinidade no Rio Itajaí-Mirim. A Estação Arapongas também paralisou o tratamento até as 17h por conta da concentração de poluentes.

O problema começou no sábado e se agravou na madrugada de domingo. Ás 5h a Estação de Tratamento São Roque parou de funcionar. O índice de cloreto era de 725mg de sal por litro de água. O máximo permitido pela legislação é de 250mg/l. A partir daí os níveis de sal não diminuíram. “Mesmo com a menor maré do dia às 17h53 o índice de sal ficou acima de 800mg/l de água”, explica o engenheiro sanitarista Wolfgang Roedel. A Estação de Tratamento Arapongas, que capta água do Rio Canhanduba também teve problemas. A água captada apresentava espuma e odor que impediram o tratamento durante quase todo o domingo.

A situação da salinidade surpreendeu a equipe técnica do Semasa – Serviço Municipal de Água. Saneamento Básico e Infra-Estrutura. “Nós estávamos preparados para ficar de 3 a 4 horas com a Estação parada, mas com o baixo nível do rio por causa da estiagem não houve vazão suficiente para empurrar a cunha salina e a paralisação já afeta o abastecimento de quase toda a cidade”, complementa o diretor técnico do Semasa, Carlos Augusto Buchele.

A perspectiva é ainda mais pessimista. De acordo com a Epagri/Climerh não há previsão de chuva para as próximas 48 horas. Aliás a meteorologia prevê um outono extremamente seco. A ETA Arapongas voltou a funcionar às 17h, mas como as redes estão interligadas pode faltar pressão para normalizar o abastecimento na região sul do município. Os bairros Fazenda, Ressacada, Praia Brava, Cabeçudas e partes do Centro e Pró-Morar também devem enfrentar períodos de torneiras secas.

SOLUÇÕES

O Semasa já estuda soluções para problema. O prefeito Volnei Morastoni esteve nas Estações de Tratamento neste domingo junto com uma equipe de técnicos estudando o aumento do ponto de captação para 2,5 a 3 km a montante e a construção de uma barragem para impedir o avanço da cunha salina sobre o leito do rio Itajaí-Mirim. “Quanto a ETA Arapongas determinei o estudo urgente de novos pontos de captação para evitar a concentração de poluentes”, declara Morastoni. O prefeito visitou o Ribeirão Moser e o Rio do Meio que são interligados ao Canhanduba.

Outras medidas devem ser tomadas a partir desta semana. O Semasa também pode reativar uma antiga caixa d´água no bairro Fazenda. “Este reservatório tem capacidade para 400 mil litros e fica próximo a uma fonte de água boa, o que viabiliza a instalação de uma mini-estação de tratamento no local”, ressalta o prefeito. Existe ainda mais um reservatório no Centro de Itajaí com capacidade para reservar 1 milhão de litros de água. Ele será reativado para diminuir o tempo de falta de água.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101