Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Itajaí é a primeira cidade de SC a testar método de melhoria no tratamento de água

Quinta, 23 de novembro de 2006, 17h32

Uma coletiva de imprensa acontecerá nesta sexta-feira (24/11) na Estação de Tratamento Arapongas, localizada na rua João Dalmolin, Canhanduba, às 10h. O uso do dióxido de cloro revoluciona o tratamento de água e marca mais uma ação do Governo de Itajaí na busca pelo abastecimento de qualidade.

O sistema está em teste faz uma semana. O dióxido de cloro é uma reação entre o ácido sulfúrico e purate, uma solução aquosa de cloreto de sódio e peróxido de hidrogênio. Segundo a doutoranda em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Beatriz Stoll Moraes, o produto “é ótimo no controle de cor e odor, ferro, manganês e no combate do crescimento bacteriano e de algas”.

O dióxido de cloro tem eficiência comprovada em vários países. Nos Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, o produto é usado desde a década de 50. Cidades como Novo Hamburgo(RS) e Curitiba(PR) também testaram o sistema com sucesso. É ideal para uso na água tratada em períodos de estiagem, quando o manancial sofre a falta de reposição e de oxigenação e concentra poluentes.

“A implantação de uma máquina que produz o dióxido de cloro junto a captação de água no Rio Canhanduba elimina o processo de pré-cloração que éramos obrigados a faze para melhorar a qualidade da água que vinha muito poluída”, explica o engenheiro sanitarista Wolfgang Roedel. O custo mensal deste tratamento deverá ficar em torno de R$ 40 mil, mas também representará economia no uso de outros produtos como o cloro. “Só saberemos o custo real depois de, pelo menos, um mês de tratamento da água com o novo produto”, justifica o diretor geral do Semasa, Marcelo Sodré.

Todo o sistema de tratamento com o dióxido de cloro será apresentado nesta sexta-feira à imprensa. O uso dele já melhorou em 80% a qualidade da água tratada na Estação Arapongas que abastece cerca de 20% da cidade. “Ainda estamos fazendo os ajustes operacionais”, explica Roedel. Se confirmada a eficiência do processo, a idéia do prefeito Volnei Morastoni é implantar o produto no tratamento da ETA São Roque. “Essa é mais uma ação do governo, entre tantas como a construção da barragem, para melhorar a qualidade de vida do itajaiense”, destaca Morastoni.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101