Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492

Novidades

Semasa firma parceria com Cooperfoz

Sexta, 09 de fevereiro de 2007, 14h36

Nunca se falou tanto em uso inteligente de resíduos como nos últimos anos. A necessidade de agir de forma ecologicamente inteligente fez com que praticamente todas as categorias de todos os diferentes níveis que compõem nossa sociedade pensassem nesta nova realidade. E no Semasa não é diferente, uma vez que em julho de 2005 a autarquia foi o primeiro órgão municipal a aderir à coleta seletiva de lixo em Itajaí.

Agora em 2007, uma nova parceria foi firmada, que beneficiará trará benefícios não apenas no lado ecológico. A partir desta semana, toda a coleta de lixo será realizada pela Cooperfoz, uma cooperativa de catadores de material reciclável de Itajaí. Em atividade desde 2000, a entidade sustenta 23 empregados que tiram o sustento através da coleta.

E o trabalho com material reciclável parece ter inspirado a presidente da Cooperfoz, Marli Martins, a rever conceitos para reverter dificuldades: “Quando eu assumi a presidência da cooperativa há pouco mais de um ano, tínhamos inúmeros problemas. Mas estamos conseguindo melhorar muitas coisas através de parcerias com a iniciativa privada e com o governo municipal”. Ela se refere a diversas parcerias, como por exemplo, a Secretaria Geração de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, que através do programa Economia Solidária, presta diversos serviços de consultoria administrativa para a entidade: “Nós consideramos este trabalho com a Cooperfoz muito importante, uma vez que além de ajudar no sentido de preservar o meio ambiente, também ajuda na geração de emprego e renda, que é o nosso objetivo”, elogia a assistente de gestão da Secretaria, Rosângela Darugna. O Porto de Itajaí, Secretaria de Obras e a Sub-Prefeitura de Cordeiros também são parceiros da Cooperfoz.

Além disso, a cooperativa também planeja diversas ações de cunho social no município. Já foram produzidas pequenas cartilhas de educação ambiental, utilizadas em palestras da entidade em empresas. Uma “Casa de Leitura”, em parceria com Combemi e Celesc, que construirá uma biblioteca com livros oriundos da coleta.

O diretor geral do Semasa Marcelo Sodré parabeniza a nova parceria: “O Semasa tem uma preocupação ímpar no que diz respeito ao meio ambiente, e poder trabalhar junto com uma entidade que não apenas levanta esta bandeira, mas também a da responsabilidade social é uma grande satisfação”.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, São Judas, Itajaí, SC, CEP 88303-101