Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Cartilha informativa sobre ligação de sistema de esgoto começa a ser entregue pelo Semasa a moradores de cinco bairros de Itajaí

Quinta, 17 de julho de 2014, 08h40

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa), começa a entregar nesta quinta-feira (17/7), a cartilha com orientações aos moradores de como proceder a ligação de esgoto sanitário. Proprietários de residências nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária receberão o informativo em casa.

Cerca de cinco mil cartilhas serão entregues por uma empresa especializada. Com oito páginas, o foco do informativo é a diferenciação das instalações que conduzem à ligação em rede pluvial (água da chuva), e à ligação em rede de esgoto do Semasa.

O morador será responsável pela instalação de tubulações internas, incluindo caixas de passagem e caixa de gordura, além do declive de pelo menos 2% do ramal interno para o externo. A rede de esgoto receberá os resíduos da área de serviço (tanque e lavadora de roupas, por exemplo) e resíduos do banheiro (pia, sanitário e chuveiro). O esgoto da cozinha deverá receber antes do percurso à caixa de passagem, uma caixa de gordura (fundamental para a limpeza).

É importante destacar a instalação de caixas de passagem nos locais de mudança de direção (curvas) das tubulações, uma vez que permitem vistorias e funcionam contra entupimentos. Fossa ou filtro não terão mais utilidade, podendo ser eliminados.

Durante o trabalho de assentamento das tubulações nas ruas o Semasa preparou uma caixa de inspeção no passeio, ou calçada (ramal externo), que receberá a ligação de cada unidade residencial. A partir deste ponto de coleta acontece o transporte do esgoto rumo à estação.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), inaugurada em 10 de junho, tem capacidade de tratamento de 133 litros por segundo de resíduos domésticos, ou seja, está preparada para a demanda das 40 mil pessoas beneficiadas por esta primeira fase do sistema de coleta, transporte e tratamento de esgoto no município.

Serviço:

O Semasa está com o setor de atendimento pronto para tirar dúvidas dos moradores no prédio sede, localizado na rua Heitor Liberato 1.189, próximo à Prefeitura de Itajaí, ou pelos telefones 0800 645 0195 e 3344-9000.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101