Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492

Novidades

Semasa marca presença em desfile da Rede Municipal de Ensino

Terça, 15 de maio de 2007, 13h24

O Semasa sempre incentivou a educação ambiental. E exemplos que comprovem isso não faltam: criação de cartilhas de educação ambiental, passeios supervisionados nas Estações de Tratamento, palestras para todos os públicos, e diversas outras iniciativas são a prova de que a autarquia leva a sério a proposta de garantir um futuro mais racional. E nesta terça-feira, um desfile realizado no CEI Ana da Silva Fontes comprovou esta máxima com a participação de aproximadamente 500 alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os estudantes buscaram chamar a atenção dos moradores para o uso consciente da água através de uma caminhada pelos arredores do CEI, nas ruas Odílio Garcia e Santo Agostinho. Na ocasião também foram feitas outras atividades na escola, como a exibição de um vídeo com todas as atividades de conscientização no colégio. O Semasa participou do evento desde o começo, promovendo palestras de educação ambiental no colégio, distribuindo cartilhas e organizando visitas à Estação de Tratamento de Água. Nesta terça-feira, a autarquia participou com faixas e camisetas utilizadas no desfile, e em outras atividades na escola, como a apresentação da Mini-ETA.

De acordo com a professora de educação infantil Potira Mari Duarte de Moraes, esta é apenas mais uma etapa de um longo projeto de conscientização realizado pelo CEI. Já foram realizados oficinas com pais e alunos, visita a ETA, distribuição de cartilhas de educação ambiental, entrevista com o diretor geral do Semasa, dentre outras atividades que levaram mais informação para os estudantes. A assistente social do Semasa Maurina Voltolini elogia a iniciativa: “Ações como esta constroem uma cultura nas crianças que acabam contagiando também os pais. Os pais que visitam a ETA, por exemplo, acabam criando a consciência de que a poluição que muitas vezes acaba entrando na captação é produzida por todos nós”. Potira completa dizendo que “as crianças cobram dos pais, que no final acabam se conscientizando e controlando o banho, o gasto da água, e conseqüentemente os lixos nas ruas e até mesmo tampas de bueiros quebrados”.

Segundo a professora, o trabalho não se encerra por aqui. Segundo ela, ainda estão planejados a produção de um livro com os trabalhos dos alunos, passeios em trilhas ecológicas e o plantio de mata ciliar. Tudo isso com um objetivo maior: “Queremos implantar este programa de educação ambiental no projeto político-pedegógico da nossa escola, para que possamos virar multiplicadores de bons hábitos”, antecipa a professora. Maurina Voltolini elogia os trabalhos: “Eu considero fundamental este tipo de iniciativa. O MEC coloca a educação ambiental como conteúdo nas ementas. Isto significa que ela não deve necessariamente ser uma matéria, mas que ela deve ser discutida em todas as disciplinas. E o CEI Ana da Silva Fontes está trabalhando isto desde cedo”.

O diretor geral do Semasa Marcelo Sodré parabeniza a iniciativa, e ressalta o convite: “Faz parte da nossa política manter a população informada, e temos diversas atividades de educação ambiental, que estão à disposição de qualquer cidadão de Itajaí”.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, São Judas, Itajaí, SC, CEP 88303-101