Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Funcionários do Semasa realizam campanha de doação de sangue

Quinta, 12 de julho de 2007, 13h29

A manhã desta quinta-feira estava fria, mas não o suficiente para intimidar os funcionários do Semasa que foram ao Hospital Marieta Konder Bornhausen participar de mais uma Coleta Externa de Sangue do Hemosc. No total, 10 servidores foram ao antigo Banco de Sangue nas dependências do hospital, e doaram quatro litros e meio deste precioso líquido, quantidade necessária para salvar até trinta vidas. Esta é a quinta vez que o Semasa mobiliza funcionários para participar da doação de sangue.

A assistente social do Hemosc Diná Pinheiro, elogia a boa participação dos itajaienses: "Esta cidade tem um excelente número de doadores, todos bem informados, e que também se esforçam em trazer mais pessoas para doar sangue. A doação foi excelente, como sempre". Tanta demanda fez com que a visita dos funcionários do Hemosc fosse prorrogada, passando dos habituais três dias de coleta para quatro: "Normalmente as senhas acabavam rapidamente, e éramos obrigados a recusar doadores, agora nós tentamos atender mais e melhor às pessoas que vêm aqui". Segundo os cálculos da assistente social, quase 300 pessoas participaram desta coleta externa.

Mesmo com a boa participação, Diná revela que Itajaí, e em especial o Hospital Marieta Konder Bornhausen, é um dos maiores consumidores de sangue do estado, chegando a utilizar mensalmente 25% do material coletado pelo Hemosc: "Estamos falando de um hospital de referência, que faz cirurgias, atende acidentados e acolhe muitos pacientes de localidades vizinhas. É um número grande, mas também um indicativo da importância destas doações para a região".

O atendente do Semasa Edison de Jesus participou da campanha pela segunda vez, e afirma que a satisfação de ajudar alguém é o grande incentivo: "Quem tem condições de doar deve fazer isso, porque vai ajudar o próximo". A assistente social do Hemosc completa, informando que cada doação de sangue pode beneficiar três pessoas, uma vez que ele é dividido em bolsas de plasma, plaquetas e hemáceas. O diretor geral do Semasa Marcelo Sodré elogia a iniciativa: “Percebemos que os nossos colaboradores sempre se mobilizam quando o assunto é ajudar o próximo. Neste caso em específico notamos que a cada vinda do Hemosc aumenta o número de interessados em doar vida”.

Outra boa notícia é que o Hospital Marieta Konder Bornhausen começará a fazer o cadastro de doadores de medula óssea, provavelmente em agosto. Esta é mais uma esperança para os portadores de leucemia e outras doenças do sangue. “A principal dificuldade nestes casos é encontrar um doador compatível, por isso precisamos de pessoas que se disponham a doar, caso alguém precise”, reitera Diná Pinheiro.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101