Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

SEMASA ALERTA POPULAÇÃO SOBRE FURTO DE HIDRÔMETRO

Quinta, 26 de julho de 2007, 13h11

Dia 23 de julho. Aníbal Souza chega ao Semasa trazendo um boletim de ocorrência que registra o furto do hidrômetro. Imediatamente os técnicos da autarquia são acionados e fazem a substituição do equipamento. A atendente informa ao cliente que ele precisa colocar uma caixa de proteção no hidrômetro e que neste primeiro caso o hidrômetro novo não será cobrado. Dia 26 de julho. Aníbal Souza volta ao Semasa. Em menos de três dias o hidrômetro do cliente é roubado novamente. Desta vez, os técnicos substituem o equipamento, mas o consumidor pagará pelo segundo hidrômetro o valor de R$ 134,61 a ser cobrado na próxima fatura de água.

O nome do cliente acima é fictício, mas o caso é real. E vem acontecendo cada vez com maior freqüência. Só no mês de julho até agora o Semasa registrou 41 reclamações de roubo de hidrômetro – 75% nos bairros São Vicente e Cidade Nova. “Os equipamentos são furtados para serem vendidos como sucata para ferros-velhos”, explica o gerente de cadastro, Humberto Sell. De acordo com o advogado do Semasa, Diogo Pinheiro, “o furto de hidrômetro é crime sujeito à inquérito policial, cobrança do hidrômetro em caso de reincidência e multa”. A pena pode chegar à 04 anos de prisão.

Para evitar problemas, o cliente deve seguir as normas. O primeiro passo é informar ao Semasa sobre o furto do hidrômetro para que a autarquia faça a colocação de um novo hidrômetro e com isso, acabe com o vazamento. Depois o cliente tem 24h para registrar o boletim de ocorrência na delegacia e levar uma cópia até ao Semasa. O documento será anexado ao processo, evitando a cobrança do hidrômetro em conta posterior, no caso de primeiro furto. No mesmo dia, o consumidor também deverá providenciar uma caixa de proteção para o hidrômetro, evitando novos furtos.

“O hidrômetro é um equipamento do Semasa que fica sob a responsabilidade do usuário”, alerta o diretor geral da autarquia, Marcelo Sodré. Segundo o regulamento interno da autarquia “é reservado ao Semasa o direito de cobrar do cliente todas as despesas decorrentes de furto e avaria do hidrômetro, provocados pelo mesmo ou terceiros”.



NOVAS MEDIDAS - Para diminuir os casos de furto o Semasa deve implantar a partir de setembro uma nova norma. “Todas as novas ligações de água deverão ser feitas dentro do padrão que inclui a construção de uma caixa de proteção para o hidrômetro”, afirma Sell. Essa caixa de policarbonato deverá ser instalada dentro de uma estrutura de concreto com 1,30m de altura. A caixa e o hidrômetro serão entregues ao cliente pelo Semasa no mesmo valor cobrado atualmente por uma nova ligação. O consumidor terá apenas que construir a estrutura de concreto nos padrões definidos pela autarquia.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101