Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492 WhatsApp

Novidades

Segundo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto de Itajaí é inaugurado

Terça, 29 de agosto de 2023, 19h07

O segundo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itajaí entrou em operação nesta terça-feira (29), após cerimônia de inauguração nas instalações, autorizando mais de 6.400 imóveis do São Vicente, Cordeiros e Cidade Nova a se ligarem na rede coletora. O evento contou com a presença do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, do vice-prefeito, Marcelo Sodré, do diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva, entre outras autoridades, servidores públicos municipais e profissionais da área de engenharia. 

O prefeito reafirmou seu compromisso com a saúde coletiva e com o desenvolvimento da cidade, destacando que o saneamento é a maior expressão do desenvolvimento sustentável. “Nós estamos andando a passos largos: saímos daquela cidade que em 2008 não tinha um metro sequer de rede de esgoto e em quinze anos nós alcançamos um ritmo bem acelerado.” frisou Morastoni.

O vice-prefeito chamou a atenção para a coragem envolvida na decisão de investir no tratamento de esgoto, obra que gera impacto nas vias públicas. Sodré ainda enfatizou que "quando as obras chegam os moradores sentem a alteração no cotidiano, porém isso é passageiro. O resultado que temos é uma cidade muito melhor, mais preparada para o crescimento". O Diretor Diego da Silva acrescentou ainda que “cada um contribuiu com uma parte desse legado para as gerações futuras, que rompe paradigmas e avança rumo ao desenvolvimento”.

Estiveram presentes na mesa de autoridades, o vereador Rubens Angioletti, representando a Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) e o secretário de Saneamento de Navegantes, Valério Cesar Gonzaga de Campos, representando o prefeito Liba Fronza.

O funcionamento do novo módulo, que expande o tratamento de esgoto para 58% da área urbana de Itajaí, é resultado de um investimento de mais de R$ 28,5 milhões, que foram aplicados em 56,5 quilômetros de redes coletoras, cinco Estações Elevatórias (EEs) e 6.425 caixas de inspeção (CIs), além da próxima estrutura da ETE.

Moradores, comerciantes e proprietários de imóveis nos bairros São Vicente, Cordeiros e Cidade Nova devem acessar o site www.semasaitajai.com.br e clicar no banner “Ruas autorizadas a ligar o esgoto” para conferirem se fazem parte dos endereços contemplados. O aviso de necessidade de ligação à rede também será reforçado por meio da fatura de água.

Com a ativação da nova unidade, o tratamento de efluentes em Itajaí passa a ter capacidade de processar até 260 litros por segundo, que são devolvidos ao rio Itajaí-mirim com 98% de pureza. A ETE de Itajaí está localizada na rua Otto Hoier, 455, no bairro Cidade Nova.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 WhatsApp (47) 99261 3492 WhatsApp

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101