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Semasa enviará proposta de desconto nas faturas de janeiro como compensação pela turbidez na água

Sexta, 12 de janeiro de 2024, 17h02

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – vai encaminhar ao Gabinete do Prefeito, na próxima semana, o esboço do Projeto de Lei para conceder desconto na fatura de água do mês de janeiro de 2024. O benefício é uma compensação pelo período em que ocorre turbidez na água e será repassado aos imóveis da categoria residencial, de todos os bairros da cidade, correspondente a sete dias de consumo, ou seja, 23,3% de desconto. A proposta de Projeto de Lei deverá ser analisada pelo Prefeito Municipal, Volnei Morastoni, e enviada para aprovação da Câmara de Vereadores, no retorno do recesso legislativo.

A decisão foi tomada pelo diretor geral, Diego Antônio da Silva, após o posicionamento oficial da equipe técnica de saneamento, coordenada pelo engenheiro químico, responsável pelas operações de tratamento de água, Adriano Kielling. Na avaliação dos técnicos, a turbidez relatada por consumidores de diversas regiões de Itajaí ocorreu após a saída das estações de tratamento, proveniente do desprendimento de partículas de ferro e manganês incrustradas nas tubulações que fazem a distribuição da água. Estas ocorrências de água turva passaram a ser registradas pela população desde os primeiros dias deste ano. Dentre as possíveis causas, estão os fenômenos climáticos ocorridos no semestre anterior, além do alto consumo registrado desde o dia 22 de dezembro (que altera a pressão e vazão na rede).

A nota técnica salienta que “nos meses de setembro, outubro e novembro de 2023 a região do manancial de captação do SEMASA (Rio Itajaí-Mirim) sofreu sete eventos climáticos de grande impacto com diferentes intensidades, indo do excesso de chuvas, alta de turbidez e ainda eventos de “seca” de rede, causando variações na vazão e pressão da distribuição de água. Assim o fenômeno indesejado de água suja pode ter se potencializado em alguns bairros, pelos efeitos pressão de rede, vazão de rede e temperatura ambiente. Ao tomar conhecimento dos relatos de turbidez, o corpo técnico promoveu alguns procedimentos operacionais para minimizar os problemas ocorridos, tais como: aumento do agente de quelação (sequestro) dos elementos ferro e manganês nas águas produzidas pelas Estações de Tratamento de Água, controle efetivo das descargas de rede de águas, aumento do agente de floculação de água e limpeza de filtros com maior frequência. Todos estes procedimentos são complementares para melhorar a qualidade no tratamento e rede de distribuição e assim minimizar os efeitos totalmente indesejados de água com turbidez. Na sexta-feira (12), o setor de atendimento 24 horas da autarquia ainda registra reclamações de turbidez. A orientação aos consumidores é para que façam o registro nos canais de atendimento pelo 0800 645 0195, 115, 3344 9000 (fixo e whatsapp) e Telegram 47 99262 3492.

Com a aprovação do Projeto de Lei, o SEMASA deverá conceder automaticamente o desconto na fatura. Mesmo que isso ocorra em fevereiro ou março, o benefício será referente ao consumo registrado em janeiro.


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