Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

ATUALIZAÇÃO DOMINGO: Abastecimento de água de Itajaí e Navegantes enfrenta dificuldades

Domingo, 03 de março de 2024, 13h56

ATUALIZAÇÃO DOMINGO

 

O Semasa informa que houve redução da turbidez da água bruta captada no canal retificado do rio Itajaí-mirim e a produção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) está próxima da capacidade máxima, neste domingo (03). No entanto, ainda não houve tempo hábil para a normalização dos reservatórios e pode ocorrer falta d'água ou baixa pressão em toda a área urbana de Itajaí, principalmente em regiões altas e nos bairros mais centrais. O consumo racional continua sendo prioridade neste momento.

_____________________________

Atualização 19h44:  A turbidez no Rio Itajaí-Mirim ainda é alta na noite deste sábado e impede a operação normal das estações de tratamento. Os reservatórios estão no nível mínimo, o que causa baixa pressão ou desabastecimento em Itajaí. A normalização do abastecimento depende das condições do rio e ainda não é possível prever prazo. A recomendação continua para economia de água armazenada em caixas e cisternas e uso para ações básicas. 

 

Segue informações divulgadas na manhã deste sábado:

O sistema de abastecimento de água potável que atende Itajaí e Navegantes está em estado crítico neste sábado (02). As dificuldades são causadas por um pico de turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim, onde é realizada a captação de água bruta.

As principais Estações de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí, chamadas São Roque e Arapongas, estão operando em cerca de 70% da capacidade por volta do meio-dia, mesmo com a turbidez mais de 20 vezes acima do recomendado para a operação regular. Este volume é insuficiente para superar o consumo e encher novamente os reservatórios. A economia de água por parte da população é o fator decisivo para a normalização mais rápida da distribuição.

Os boosters (bombas de recalque) da área urbana de Itajaí, responsáveis por enviar a água tratada às regiões mais altas, entraram em desligamento automático de segurança em virtude da baixa pressão da rede de distribuição. Isso significa que os imóveis em cotas mais elevadas não estão recebendo água da rede. 

O quadro de turbidez excessiva no ponto de captação do Semasa, no canal retificado do rio Itajaí-mirim, atingiu o ponto máximo às 16h de ontem, com um pico de 3.180 NTU (unidades de turbidez). O valor limite para o funcionamento correto de um sistema convencional de tratamento é 100 NTU. A redução da produção nas ETAs São Roque e Arapongas está relacionada à necessidade de constantes interrupções para limpeza.

Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estão em cerca de 8,5% da capacidade, enquanto Arapongas apresenta nível próximo dos 32%. Cabeçudas ainda possui 72% de preenchimento, mas Morro da Cruz e Morro Cortado 7% estão totalmente vazios.

O Semasa não possui uma estimativa de normalização total da distribuição de água potável em todas as regiões porque neste momento o principal fator determinante da velocidade da recuperação é o consumo.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101