Sexta, 12 de maio de 2006, 16h05
Apesar da estiagem que afeta o estado, o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra-estrutura (Semasa) de Itajaí garante água potável para toda a população, de 180 mil habitantes. Uma mega estrutura de atendimento começou a ser instalada nesta sexta-feira, para que se cumpra a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que cada pessoa consuma 2 litros de água potável por dia. A partir deste sábado, 400 mil litros de água potável serão oferecidos diariamente a toda população.
O abastecimento será garantido através da instalação de 48 caixas d´água com 5 mil litros de capacidade cada uma, estrategicamente distribuídas pelas várias regiões da cidade. A estrutura está sendo montada nas escolas da rede municipal de ensino, sub-prefeituras, igrejas e unidades da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nos bairros. Além disso são abastecidas diariamente todas as creches do município.
A instalação dos reservatórios em cada bairro, e os caminhões-pipa para abastecimento dos reservatórios com fornecimento ininterrupto de água potável é de responsabilidade do Semasa. Cada sub-prefeito ficará responsável pelo cumprimento da estratégia estabelecida na respectiva área de abrangência. Além dos telefones dos próprios sub-prefeitos, possíveis dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos através do telefone 0800-645-0195. A ligação é gratuita.
Para garantir o funcionamento do esquema emergencial de atendimento será reativado o reservatório do Bairro Imaruí, cedido pela Casan, com capacidade de 400 mil litros. O reservatório será abastecido com água potável para atender aos bairros. As medidas foram acompanhadas pelo prefeito Volnei Morastoni, que determinou a imediata solução do problema. “A estiagem está afetando várias cidades, mas temos o dever de atender nossa população da melhor forma possível”, atesta o prefeito.
O diretor geral do Semasa, Marcelo Almir de Souza Sodré, lembra que o sistema emergencial oferece água para consumo. “Os demais usos, como limpeza por exemplo, devem ser feitos com a água da rede”, ressalta. Sodré lembra ainda que o Semasa está tomando todas as medidas necessárias para garantir o atendimento à população, mas que nenhuma medida consegue vencer o desperdício.”Pedimos à população que economize água, para que nosso esforço possa efetivamente atender as necessidades de todos os moradores”, destaca.
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