Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Semana da Água começa com educação e debate

Sexta, 21 de setembro de 2007, 10h11

Abertura da Semana da Água em Itajaí mostra que o desejo de se definir o futuro da água em Itajaí depende da participação de todos.


“Chegou a hora de repartir a água da bacia”. O lema desta Semana da Água a princípio pode parecer fora de contexto, porém é perfeito para exemplificar o atual momento da água na região. A ‘divisão do líquido’ nada mais é que a discussão das políticas de uso da água na Bacia do Rio Itajaí, que dá continuidade ao processo de outorga da água, promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Itajaí.

A Semana da Água é um evento organizado pelo Comitê, e coordenado em Itajaí pela Fundação de Meio Ambiente de Itajaí, com a participação da Secretaria de Educação e Semasa. Entre os dias 20 e 26 de setembro, serão promovidas diversas atividades de conscientização ambiental, como visitas à Estação de Tratamento de Água, peças de teatro e caminhadas ecológicas.


Semana educativa


A abertura do evento foi realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Itajaí, e contou com a participação de diversas autoridades. A vice-prefeita de Itajaí, Eliane Neves Rebello, desejou sucesso ao evento: “Espero que todas estas ações sejam o despertar de uma geração mais consciente”. Ela, que na ocasião representou o prefeito Volnei Morastoni, participou como vereadora da criação do Comitê da Bacia do Rio Itajaí, e reconhece a importância do órgão: “O Comitê nasceu com esta proposta de sensibilizar as pessoas para a urgência de se cuidar da água, e percebe-se que a cada ano estamos mais próximos desta realidade, embora ainda haja muito que fazer”.

No átrio da prefeitura, uma exposição de trabalhos realizados por escolas do município mostrava todo o trabalho de educação ambiental feito por unidades da rede de ensino municipal e estadual. A Secretária de Educação, Elizete Cardoso Furtado, salientou o trabalho de sensibilização feito pelos educadores: “Temos trabalhos muito bem feitos, conduzidos por nossos educadores, e feitos por nossos alunos. E acreditamos que ao trabalhar a educação ambiental com as crianças estamos levando esta discussão para casa, e criando famílias conscientes”. A exposição vai permanecer no átrio da Prefeitura Municipal até o dia 27/09

Na sexta-feira, alunos da rede municipal de ensino vão assistir à peça “Eu vou morar no mundo da Lua”, dirigida por Valentim Schmoeler. No sábado, uma Caminhada Ecológica, com saída marcada para as 8h30 da Igreja Matriz e chegada no Farol de Cabeçudas, vai orientar os participantes sobre aquecimento global e ecologia. Na quarta-feira da semana que vem, serão realizadas visitas à Estação de Tratamento de Água com alunos das escolas estaduais e municipais. O diretor geral do Semasa, Marcelo Sodré, salienta: “Agora com a barragem completa, fica ainda mais claro que o avanço da cunha salina é uma reposta da natureza às influências do homem. Podemos ver isso ao perceber a diferença nos índices de salinidade antes e depois da obra”. Ele também destacou as visitas à ETA: “É um projeto do Semasa que é realizado há anos pelo setor de Assistência Social, e que é de suma importância, uma vez que educar crianças é formar a consciência do futuro”.


Assembléia Geral


A supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Suzana Beatriz da Costa Cunha, sinalizou durante todo o evento que o grande momento da semana será o debate realizado na próxima quinta-feira (27/09), em Brusque. A Assembléia Geral da Bacia do Itajaí-Mirim é um convite para toda a comunidade discutir as políticas do uso de água. “Este evento é diretamente ligado à Semana da Água do ano passado, quando foi realizado um diagnóstico da Bacia, e todas as ações que realizamos desde então tem o intuito de informar a população, convidando-a para o debate deste ano”, explicou a supervisora.

A gerente de recursos hídricos da Famai, Lucimara Guzatti, trouxe números que ilustram bem a importância do trabalho capitaneado pelo Comitê: “Em Itajaí, temos 545 nascentes de rios, dos quais 65% estão preservados; das matas ciliares, temos apenas 35% preservados”. O superintendente da Famai, Fabrício Estevo da Silva salientou a importância desta discussão: “Repartir a água da bacia á mais que um convite, é um desafio que tem que ser compartilhado entre todos”.

A Assembléia Geral da Bacia do Itajaí-Mirim é ume vento aberto ao público, e será realizado no Centro de Eventos do Município de Brusque. Interessados em participar terão traslado gratuito, saindo da Igreja Matriz às 7h30, cortesia da ACII.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101