Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Semasa tem buscado soluções para normalizar a situação no abastecimento

Sexta, 06 de janeiro de 2017, 19h36

Diretor do Semasa reúne equipe técnica e solicita medidas urgentes

Uma soma de fatores determinou o estado do abastecimento nas últimas semanas: obra de ligação de reservatórios para aumento de pressão, alta turbidez do rio Itajaí-Mirim devido às fortes chuvas e problemas operacionais durante a instalação do gerador na Estação de Recalque de Água Bruta.

A administração anterior do Serviço Municipal de Água Saneamento Básico e Infraestrutura, no mês de dezembro, encaminhou obras de melhoria do sistema para evitar problemas de falta de água, principalmente, no verão. Contudo, o impacto dessas obras gerou transtornos para a população de Itajaí e Navegantes.

No dia 12 de dezembro foi executada a interligação de um terceiro reservatório à Estação de Tratamento de água São Roque, e ainda, visando um aumento da pressurização da rede, foi instalada uma adutora de maior capacidade entre os reservatórios. Após o retorno do abastecimento, com uma pressão consideravelmente maior, começaram os problemas de turbidez na distribuição da água tratada.
Para amenizar essa anormalidade na rede, foram disponibilizadas equipes para a realização de descargas em pontos estratégicos da cidade. A médio prazo, essa ação estava sendo eficiente, mas na sequência os temporais de verão aumentaram significativamente a turbidez na retificação do Rio Itajaí-Mirim, dificultando o tratamento de água.

Conforme comunicado à população, no dia 30 de dezembro, durante a instalação de um gerador, houve uma queda de energia no bairro São Roque paralisando a Estação de Tratamento de Água do São Roque por três horas. Associado a todo esse cenário, mais uma vez houveram ocorrências de falta de água, baixa pressão e água suja.

A atual gestão da autarquia, ciente dos problemas apresentados, tem buscado soluções para normalizar a situação. Continuam sendo disponibilizadas equipes para executar descargas, principalmente, nos bairros mais afetados: São Vicente, São João, Espinheiros e São Judas. Paralelo a esse serviço estão sendo coletadas amostras de água. Em pontos mais críticos, quando a água apresenta cor amarelada, as análises têm demonstrado que essa anormalidade não é prejudicial à saúde do cidadão.

O novo diretor do Semasa, Marcelo Almir Sodré, reuniu a equipe técnica nesta semana para definir medidas urgentes para melhorar o abastecimento. “Apesar dessa água não oferecer nenhum tipo de risco, causa um enorme desconforto e interfere nas tarefas diárias. Esse episódio gerou muito transtorno à população e a sua solução é emergencial.” afirma o diretor geral.

Neste momento, a maioria das reclamações estão relacionadas à cor amarelada da água. Para superar esse problema, os técnicos também estão buscando soluções com a adição de produtos químicos. A previsão é que na próxima semana o fornecimento de água seja normalizado.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101