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MEDIDAS PREVENTIVAS DO SEMASA AMENIZAM PROBLEMAS TÍPICOS DO VERÃO

Quinta, 27 de dezembro de 2007, 11h08

Ações do Semasa nos últimos três anos diminuem a possibilidade de falta d´água. Mas a direção da autarquia não descarta a possibilidade de problemas em função do grande aumento da demanda. Em 2007, por exemplo, o Semasa realizou 2088 novas ligações de água. Isso representa mais de 8300 consumidores que gastam, em média, 1 milhão e 670 mil litros de água por dia. A produção diária do Semasa é 56 milhões de litros. Mas ações como a hidrometria da cidade, a diminuição do índice de perdas na Distribuição, o controle de fraudes, a agilidade do conserto e manutenção da rede e as campanhas de combate ao desperdício ajudaram a diminuir os efeitos desse crescimento no consumo.
Nos últimos três anos o Semasa instalou na cidade novos 25 mil hidrômetros. Com isso quem pagava a taxa mínima porque não tinha medição do consumo, passou a saber exatamente quanto gasta e a controlar os excessos. A medição correta também identificou centenas de vazamentos na cidade. Na troca dos relógios o Semasa também encontrou milhares de casos de hidrômetros violados. "O resultado desse trabalho árduo foi a redução de perda na distribuição de 47% para 39%", explica o gerente de cadastro do Semasa, Umberto Sell. Ou seja, de toda água produzida pelo Semasa, quase metade se perdia em vazamentos, fraudes e desperdício.
O combate às fraudes também foi importante. O Semasa recebia em média 5 denúncias por semana de roubo de água, o famoso "gato". Hoje não chegam a duas denúncias por semana. Em 2007, os técnicos da autarquia regularizaram mais de 300 ligações clandestinas e apenas 190 casas não possuem hidrômetros ainda. No início do ano eram cerca de 6 mil consumidores sem medição de consumo.
A agilidade no conserto e manutenção de rede é outro fator que contribui para a redução do desperdício. "Quanto mais rápidos soubermos de um vazamento e consertá-lo, menos água será perdida", destaca o diretor geral do Semasa, Marcelo Sodré. "A nossa autarquia também investiu em campanhas de conscientização contra o desperdício. Foram campanhas na mídia, folders distribuídos, cartilhas educativas e visitas à Estação de Tratamento São Roque e a Barragem de Contenção dop Sal", complementa Sodré.
Esta semana a equipe de comunicação da autarquia também está realizando uma "blitz educativa" pelas ruas da cidade. O carro do Semasa percorre os bairros tentando identificar situações de desperdício como lavar carros, calçadas e regar o jardim com mangueiras. Uma boa orientação e a entrega de folders educativos serve de exemplo para quem ainda não entendeu que a água é um bem público e finito. Qualquer cidadão pode solicitar o material educativo e ainda fazer o papel de fiscal contra o desperdício.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Semasa - (47) 3344 9004


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