Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Semasa comemora 14 anos com plantio de mudas de árvores em praça central

Sábado, 08 de abril de 2017, 12h26

Ação foi celebrada neste sábado (08/04) e teve a participação dos filhos dos funcionários da autarquia.

Logo cedo, funcionários do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), chegaram à praça Dr. Ivo Stein Ferreira, acompanhados dos seus filhos. A ansiedade tomava conta da garotada. "Vamos plantar", disse Bernardo de 4 anos. E o objetivo desse plantio estava na ponta da língua das crianças. "É importante plantar para preservar o nosso meio ambiente", informou Leonardo, que completou 9 anos bem na hora do plantio das mudas de árvores. "Se continuar assim, teremos mais árvores no nosso futuro, porque hoje tem muito desmatamento por aí", declarou Maria Eduarda, de 11.

A ação envolveu, aproximadamente, 30 pessoas entre filhos e funcionários do Semasa. "Daqui a alguns anos a gente vai passar pela praça e ver a árvore que eles plantaram. Orgulho para nós e também para eles, com certeza", declarou Nerezi Ferreira, servidora da autarquia, que veio acompanhada de dois filhos.

A praça está sendo revitalizada pelo Semasa há dois meses e deve ser finalizada até o fim do mês de abril. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 110.000 (cento e dez mil reais), a fim de preservar a elevatória da rede de esgoto existente no local, com parceria da Secretaria Municipal de Urbanismo.

O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em consequência de derrubadas e incêndios. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, entre agosto de 2015 e julho de 2016, o desmatamento na Amazônia atingiu 7.989 quilômetros de extensão - quase 30% maior que o registrado no mesmo período anterior. “Pode parecer uma ação pequena – o plantio de quatorze mudas de árvores numa praça – mas cria-se, num ambiente central, um pequeno bosque onde os empresários que trabalham nos arredores possam descansar e aproveitar uma sombra no intervalo de almoço, por exemplo. Sem contar que está comprovado, por especialistas, que a arborização urbana pode ajudar a aumentar a umidade da atmosfera, reduzir a irritação da poeira no ar e ainda diminuir o calor”, comenta o Diretor Geral do Semasa.

SOBRE AS ESPÉCIES QUE FORAM PLANTADAS:
(Fonte: Lorenzi, Harri: Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. Instituto Plantarum, Nova Odessa, SP, 2002, 4a. edição).

Ipê Amarelo: O ipê-amarelo Pode atingir 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro. A floração amarela inicia no final de agosto, a espécie é hermafrodita, a frutificação ocorre entre setembro e fevereiro, dependendo da região, árvores cultivadas começam a se reproduzir com três anos. Ocorre naturalmente na Floresta de Araucária e no cerrado brasileiro e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Serras do Espírito Santo.
Nome científico: Handroanthus albus.

Quaresmeira: A quaresmeira é uma árvore brasileira pioneira da Mata Atlântica.Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril e também em junho/agosto. Além da variedade com flores roxas há a de flores rosadas (variedade Kathleen). O nome popular Quaresmeira vem do florescimento no período da quaresma. Os frutos são secos em forma de taça, marrom e com aproximadamente 1 cm de diâmetro. Apresentam grande número de pequenas sementes, que são dispersadas pelo vento. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. A quaresmeira tem um período de vida de 60 a 70 anos.
Nome científico: Tibouchina granulosa

"Foi bem divertido plantar uma árvore. Eu nunca tinha plantado! Eu falei pro meu pai que eu tinha muita vontade de plantar e ele me trouxe aqui. Foi muito legal", finalizou Ricardinho, de 6 anos, filho de um engenheiro civil do Semasa.

Até a inauguração da praça, a intenção é fazer placas com a identificação de quem realizou o plantio das árvores.
Veja como ficou:

1) Ipê - Noah (2 anos)
2) Quaresmeira - Ricardinho (6 anos)
3) Ipê- Bernardo(4 anos), Flávio (9 anos), Emanuel (4 anos) e Sofia (8 anos)
4) Ipê - Maria Eduarda (11 anos)
5) Quaresmeira- Leonardo (9 anos) e Valentina (3 anos)
6) Ipê - Patrick (13 anos) e Yohan (9 anos)
7) Ipê - Alice (3 anos) e Henrico (2 anos)
8) Ipê- Ricardinho (6 anos)
9) Quaresmeira- Ana Beatriz (2 anos)

Texto e fotos:
Assessoria de Comunicação
Luciana Leão
(47) 3344-9004

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101