Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Semasa testa 100 hidrômetros por mês

Terça, 02 de setembro de 2008, 09h21

O Serviço Municipal de Água, Saneamento e Infra-estrutura(Semasa), realiza um trabalho de aferição em cerca de 25 hidrômetros por semana. Esse trabalho é feito em Camboriú, por uma empresa credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O serviço de aferição consiste na realização de testes para constatar se o hidrômetro apresenta algum erro de leitura.
Os medidores são colocados em uma bancada e passam por três testes de vazão. Eles recebem uma quantidade de água que deverá ser a mesma registrada pelo hidrômetro. A diferença entre a bancada e o que marcou o medidor são os erros apontados, e essa diferença não pode ultrapassar os índices permitidos pelo Inmetro que é de 5%, nos dois primeiros teste e 10% no último, para mais ou para menos.
A aferição é feita em caso de troca de hidrômetros, em caso de violação e por solicitação do próprio consumidor. Através desse trabalho o Semasa consegue constatar problemas nos medidores, ajustá-los, ou em casos onde o hidrômetro não pode ser mais utilizado ele é devolvido para a fábrica, onde é recuperado tecnologicamente. “Está previsto no nosso processo licitatório a recuperação desses hidrômetros por parte da empresa, e para cada um restaurado o Semasa tem 20% de desconto na compra de um novo, de acordo com o preço de mercado”, diz Umberto Sell, gerente de Cadastro e Medição.
Para diminuir ainda mais os custos o Semasa adquiriu uma bancada de aferição e está preparando técnicos para operá-la. “Vamos economizar mais de R$3mil por mês e poderemos realizar muito mais testes”, conclui Umberto.
Todo consumidor tem o direito de testar o seu hidrômetro em caso de dúvida. Se o medidor não apresentar problema a taxa de aferição é de R$20, se o medidor apresentar erro, o consumidor não paga nada. Além disso recebe um hidrômetro novo, podendo sua fatura ser alterada pela média do novo medidor.


Fonte: Umberto Alexandre Sell – gerente de Cadastro e Medição -
Texto: Valdelice Siqueira – assessora de comunicação do Semasa – 47 9985 -0826



Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101