Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Fiscalizações de esgoto em Itajaí iniciam etapa final

Terça, 07 de maio de 2019, 17h09

A nova equipe de fiscalização, treinada pelo Semasa para vistoriar ligações de esgoto, inicia o trabalho nesta terça-feira (07/05). A autarquia, em conjunto com a empresa Restelo, contratada por licitação, realizou o treinamento de três equipes que estão vistoriando as residências em diferentes pontos da cidade. Os profissionais, devidamente uniformizados, e identificados vão realizar testes para conceder o Certificado de Regularidade de Instalações Sanitárias/Pluviais de Edificação.

Os fiscais vão verificar as conexões com auxílio de corantes. Estes pigmentos são diluídos na água da pia da cozinha, pia da churrasqueira, máquina de lavar roupa e vaso sanitário e permitem identificar o caminho percorrido dentro da tubulação. Se todas as conexões estiverem corretas, a água colorida vinda destes pontos passará pela caixa de inspeção do Semasa localizada na frente do imóvel. As equipes em treinamento realizaram estes processos de vistoria nas instalações do Semasa, na rua Heitor Liberato, para verificarem, na prática, os padrões corretos de ligação.

A fiscalização em cada imóvel dura em média de 30 a 40 minutos. Por isso é importante que os moradores recebam as equipes do Semasa para a regularização. A novidade para esta nova etapa de vistorias é que elas também serão feitas aos sábados. O motivo é a dificuldade que as equipes de fiscalização anteriores enfrentavam para localizar alguns moradores em casa, o que atrapalhava o progresso das vistorias.

O diretor de Saneamento do Semasa, Vitor Silvestre, alerta para a importância das equipes de fiscalização: “O trabalho destas equipes não é somente fiscalizar, mas sensibilizar a população sobre a importância do encaminhamento correto do esgoto para o sistema de tratamento”.

Para os moradores dos bairros onde a rede coletora de esgoto sanitário já foi implantada, a orientação da autarquia é fazer a ligação o mais rápido possível. Para isso, o Semasa criou a cartilha “É Só Se Ligar”, que orienta a forma correta de proceder para se ligar à rede. A cartilha explica, por exemplo, a necessidade de se instalar a caixa de gordura para as pias da cozinha ou churrasqueira, a qual deve possuir o volume adequado conforme o número de quartos da casa.

O recomendado para estas caixas de gordura é a limpeza a cada seis meses. Já a instalação da caixa de passagem não é obrigatória, mas o Semasa indica o uso em pontos que possuem curvas ou quinas na tubulação, para que os moradores possam fazer a manutenção em caso de entupimento. Com a chegada da rede de coleta de esgoto, as fossas, filtros e sumidouros devem ser desativados. As tubulações utilizadas para instalação devem seguir a norma ABNT NBR 8160 que determina o diâmetro dos canos conforme o tipo de residência.

Também é de responsabilidade do morador dar o destino correto para a água de calhas, ralos ou piscinas, que é a ligação à rede de drenagem pluvial, implantada pela Secretaria Municipal de Obras. Se o morador ligar a água destes locais à rede de esgoto, em dias de chuva a Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) Cidade Nova não terá capacidade para tratar este volume de efluentes, dificultando o processo de purificação.

Para esclarecimentos quanto à ligação na rede coletora de esgoto ou outras dúvidas, o consumidor também pode entrar em contato com o SEMASA nos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000. Para agilizar o atendimento, é preciso ter em mãos documentos pessoais e o número de matrícula da respectiva fatura de água.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101