Quinta, 07 de maio de 2020, 15h24
Na primeira semana de quarentena, a autarquia registrou aumento substancial de consumo, em torno de 65 milhões de litros de água a mais que o normal para o período. No maior grupo de leitura, que engloba o Santa Regina, Volta de Cima, Portal e parte do São Vicente, o consumo passou de 173 milhões de litros em fevereiro para 202 milhões de litros em abril. A estimativa é que, de maneira geral, o volume de água para abastecer Itajaí tenha crescido 17% entre fevereiro e abril.
Em alguns domicílios o Semasa identificou quase o dobro de consumo do período anterior.
É importante observar na fatura que são adotadas faixas de consumo, conforme tabela tarifária. Na categoria residencial normal, por exemplo, até 10 m³ a tarifa é de R$ 2,92. Caso o consumo fique entre 11 m³ e 25 m³, a tarifa passa para R$ 5,25. Acima de 25 m³ a tarifa é de R$ 7,28.
Atitudes conscientes podem contribuir para reduzir o uso de água, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, acumular roupas para utilizar a máquina de lavar de uma única vez, reaproveitar água para lavar calçadas e diminuir o tempo no banho são alguns exemplos.
Solicite a revisão
Apesar dos fatores que incidem sobre o alto consumo, o cliente pode solicitar revisão a fatura, um direito como consumidor. O Semasa está de plantão para o atendimento, pelos canais telefônicos e presencialmente.
A revisão leva em conta três situações. Na primeira ação o Semasa confere a leitura do hidrômetro. Se estiver correta, mas o consumo apresentado está além do habitual no imóvel, o consumidor é orientado a verificar vazamentos. Se a leitura estiver correta e não forem detectados vazamentos, o cidadão pode solicitar a aferição do hidrômetro.
Para ter acesso à revisão da fatura, o consumidor deve apresentar foto da numeração no hidrômetro (da sequência de números em preto) e a fatura atual, com a matrícula do imóvel.
Esse atendimento ocorre pelo WhatsApp 47 99261 3492, ou diretamente na sede do Semasa, das 7h às 19h. Para mais orientações, o cliente pode ligar para 3344 9000, 0800 645 0195, ou 115, com plantão 24h.
115
SAC 0800 645 0195
(47) 3344 9000
(47) 99261 3492
Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura
Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101