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Semasa registra aumento nos pedidos de novas ligações de água e números refletem crescimento de Itajaí

Segunda, 21 de fevereiro de 2022, 14h18

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – contabilizou os números referentes aos pedidos de novas ligações de água, registrados em 2021, e chegou a um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Os dados, fechados neste mês, são importantes para analisar o crescimento de demandas e a necessidade de novos investimentos na área de saneamento. 

Ao todo, foram executadas 1.342 ligações em imóveis residenciais, comerciais e industriais em 12 meses.  Conforme a Diretoria de Relacionamento com o Cliente, isso indica o desenvolvimento da cidade. “O município tem atraído novos moradores e empresas, sendo assim a autarquia impõe novo ritmo de trabalho para atender a demanda e contribuir com Itajaí. Neste mês, novos funcionários ingressaram por concurso público para reforçar a equipe de atendimento e fiscalização”, diz o diretor Maycon Vargas.

Em ampliações de rede, em 2021 foram 2.580 metros de tubulações a mais pela cidade, em 42 frentes de trabalho. O número pode não necessariamente apresentar alta em relação ao ano anterior - as redes atuais já suprem as necessidades das localidades do município. A estabilidade é um sinal positivo sobre a eficiência do planejamento e atuação da gestão municipal. Já nos primeiros 45 dias de 2022, a autarquia observou aumento de 16% nas solicitações de novas ligações em relação ao mesmo período de 2021, sendo ao todo 172 protocolos junto ao setor de atendimento ao cliente. 

Área rural e bairros em crescimento

A área rural e os bairros em crescimento também recebem atenção especial do Semasa. Nestes casos, são feitas alterações ou ampliações na rede, após estudos da autarquia, com a finalidade de atender as instalações de imóveis. Após um expressivo investimento em 2019 para levar água tratada em regiões ainda abastecidas por fontes alternativas, como nascentes, cachoeiras e poços, em 2021 foram registrados 180 pedidos de novas ligações de imóveis nestas redes, em bairros como Itaipava, Baía, Arraial dos Cunhas, Km 12, Paciência, Campeche, Brilhante, Limoeiro, Espinheiros, São Roque, Rio Novo e Volta de Cima. Outros sete serviços de ampliações de rede foram solicitados pela população.

É importante que a população tenha acesso à água tratada como fator primordial de saúde. O Semasa trata a água conforme rigorosos controles de qualidade e que seguem legislação federal. “Vemos um crescimento nos pedidos de ligações no interior do município e isso indica a confiança do consumidor no trabalho desenvolvido pelo Semasa”, observa o diretor de Relacionamento com o Cliente.

Projetos futuros de saneamento

A Diretoria de Saneamento pontua que os projetos têm como base o PEMI - Planejamento Estratégico do Município de Itajaí - que traz dados, metas e objetivos acerca da gestão pública e sustentabilidade. A projeção do PEMI segue até o ano de 2040. Dessa forma, o Semasa considera as estimativas do plano em seus projetos técnicos - o saneamento e sua cobertura em cada bairro da cidade.

Entre as metas está, por exemplo, o objetivo de atingir 60% da área rural com saneamento básico (água e esgoto) e implantar projetos de redução de perda de água potável. Os investimentos em qualidade da água são expressivos e seguem as necessidades apresentadas no Estudo de Tratabilidade, finalizado em 2019, e no Estudo de Setorização, entregue em 2020. Em 2021, o Semasa adotou um novo sistema de pré-tratamento da água captada no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim. A tecnologia envolve a geração de dióxido de cloro no próprio local da instalação do equipamento. O produto é responsável por remover substâncias como ferro, manganês, cálcio, magnésio e matérias orgânicas, habitualmente encontradas no rio, antes da água ser transportada até as Estações de Tratamento São Roque e Arapongas. Outra ação  realizada em 2021 foi a instalação de um novo ponto de captação de água bruta, no Itajaí-Mirim, com capacidade 145% superior ao equipamento antigo.

“Já a cobertura do esgoto ainda está avançando e depende do esforço coletivo da população em ligar os imóveis nas redes em operação. Vamos dobrar a rede coletora em 2022 e chegar a 58% do território urbano. A primeira rede coletora de esgoto começou a ser implantada em 2008 e estamos dando continuidade nessas obras, como no São Vicente, Cordeiros, Cidade Nova, Murta, São João, Dom Bosco, Vila Operária e, em breve, no Nossa Senhora das Graças”, ressalta o diretor de Saneamento, engenheiro sanitarista e ambiental, Victor Silvestre.

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