Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Deslocamentos de hidrômetro sem autorização do Semasa geram multas em Itajaí

Terça, 30 de agosto de 2022, 16h29

O Semasa de Itajaí adverte que qualquer alteração em hidrômetros e cavaletes só pode ser feita pelas equipes a serviço da autarquia municipal, com ordem de serviço emitida oficialmente. As intervenções não autorizadas geram multas e ainda pode ser necessário refazer todo o serviço. Os procedimentos válidos sempre são cobrados exclusivamente por meio da fatura de água, jamais aceite nada oferecido “por fora”.

Quando um consumidor de Itajaí necessita que a localização do hidrômetro seja alterada, seja para adequação à caixa-padrão, melhoria do acesso aos leituristas, mudanças arquitetônicas ou qualquer outra razão, é necessário entrar em contato com o atendimento do Semasa, pessoalmente, na sede da autarquia, ou por whatsapp no (47) 99261-3492.

Para autorizar o serviço, o setor de cadastro do Semasa vai precisar de quatro fotos mostrando o novo local em que o hidrômetro deve ficar. Uma deve mostrar a fachada completa do imóvel, para auxiliar a localização pela equipe; outra deve mostrar a caixa-padrão instalada, com o tubo-camisa visível; a terceira deve mostrar o interior da caixa-padrão instalada, sem tampa ou com ela aberta; e a quarta deve mostrar a parte traseira da caixa-padrão, incluindo o registro interno.

O consumidor que realizar qualquer modificação no ramal de água, incluindo o cavalete e o hidrômetro, estará sujeito a penalidades como multa e pagamento dos serviços de correção. Se alguém se oferecer para fazer qualquer coisa em sua ligação de água sem ordem de serviço expedida pelo Semasa e cobrada apenas por meio da fatura, recuse e denuncie, pois assim você estará prevenindo problemas para você e para outros. “Fazer o correto, seguindo o regulamento e tirando todas as dúvidas, sempre compensa” conclui Maycon Vargas, Diretor de Relacionamento com o Cliente.

Confira sempre a tabela de serviços vigente do Semasa em http://www.semasaitajai.com.br/?modo=sobre&secao=tabelaTarifaria, pois assim você sempre saberá os valores verdadeiros e atualizados. Por vezes, quem realiza serviços na ilegalidade também se aproveita do desconhecimento para cobrar valores exorbitantes.

O Semasa também oferece opções de parcelamento para os serviços, basta solicitar ao atendimento. Caso seja inscrito no CadÚnico, o consumidor pode verificar se a sua família se enquadra na Tarifa Social, o que reduz muito as cobranças relacionadas a água e esgoto. Para dúvidas sobre a caixa padrão, o Semasa possui materiais didáticos em seu site oficial e redes sociais.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101