Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Monitoramento do Índice de Qualidade da Água (IQA) aponta eficiência da Barragem de Contenção da Cunha Salina.

Terça, 21 de março de 2023, 15h12

IQA na região de captação de água do SEMASA tem predominância de classificação “boa” nos quatro anos de monitoramento, com parâmetros dentro dos limites da legislação ambiental

No dia 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água. A data também coincide com o início do Outono, em 20 de março, estação de mudanças na natureza, e em que os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Essas datas também são pertinentes para conferir como as cidades cuidam de suas águas.

Em Itajaí, por exemplo, o Semasa faz mensalmente análise da qualidade das águas que chegam à estação de captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água São Roque, no bairro São Roque. E, nos últimos quatro anos, os dados levantados apontam parâmetros de qualidade dentro dos limites estabelecidos pela legislação ambiental para o abastecimento público.

Estes dados são obtidos e analisados com base no Índice de Qualidade da Água – IQA, um parâmetro desenvolvido pela National Sanitation Foundation, nos EUA, e adaptado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), no Brasil, que tem como principal objetivo a sua utilização para a informação do público geral sobre as condições de qualidade da água.

Além da região de captação, outras cinco regiões são analisadas no rio Itajaí-Mirim. Nos quase quatro anos de monitoramento (2019/2022) as classificações dos pontos variaram conforme os resultados dos parâmetros analisados e a influência ocasionada pelos parâmetros meteorológicos e pluviométricos. No caso da barragem, além das análises feitas pela empresa terceirizada responsável pelo Programa de Monitoramento Ambiental, um padrão interno adotado pelo SEMASA é o controle do nível da água e cloretos, além do acompanhamento contínuo das condições meteorológicas, para o controle da operação da barragem.

Em épocas de chuvas, é controlado constantemente o nível para a abertura das comportas e consequente vazão das águas. Também são monitorados a chegada de detritos trazidos pelas águas, visando a não obstrução das estruturas da barragem. Em relação ao acompanhamento da concentração de cloretos, para o controle da intrusão salina. “Ao serem detectadas altos níveis de cloretos, as comportas são mantidas fechadas para barrar a intrusão desses sais na área da captação”, comenta a oceanógrafa pertencente a equipe técnica do Programa de Monitoramento.

Conforme a tabela apresentada a seguir, o IQA resulta em valores que variam de 0 a 100, sendo classificados em faixas de qualidade. Esses dados são calculados através de uma série de parâmetros, com “pesos” conforme os resultados obtidos nas análises que determinam a classificação.

Como resultado deste acompanhamento, observou-se em 64% da frequência a classificação da água adotando o índice IQA como “BOA” na região onde ocorre a captação da água para abastecimento público.

Isso nos diz que o ponto de captação de água bruta do SEMASA tem apresentado, concentrações dos parâmetros dentro dos limites da legislação ambiental, portanto, uma água dentro das condições para ser distribuída para a população

 

 

 


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101