Terça, 14 de janeiro de 2025, 17h35
Universalizar o acesso à água e ao saneamento básico e promover a dignidade de famílias em situação de vulnerabilidade: é isso que o Semasa Itajaí faz por meio da tarifa social. Um programa que à primeira vista parece simples, já que superficialmente se trata de uma redução nos valores cobrados pelos serviços de água e esgoto, se revela como uma ferramenta de inclusão e promoção da cidadania.
O valor de R$ 3,84 por metro cúbico até dez metros cúbicos consumidos por mês, que é o mínimo para a categoria residencial na tarifa normal, passa a ser R$ 0,78 na tarifa social. Na prática, a tarifa mínima padrão é R$ 38,40 e a social é R$ 7,80. Valores diferenciados também são aplicados nas demais faixas de consumo. Entidades seguem a tabela da tarifa social na categoria comercial.
O serviço de coleta e tratamento de esgoto em Itajaí corresponde a 80% do valor cobrado pela medição da água. Ou seja, beneficiários da tarifa social automaticamente pagam menos pelo esgoto. Alguns serviços considerados essenciais, como ligações de água e de esgoto, desligamentos, deslocamentos e religações, também possuem tabela diferenciada para os beneficiários da tarifa social.
Para receber o benefício, os interessados devem apresentar a inscrição no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Após ser aprovado, o cadastro tem validade de dois anos.
“Queremos muito que a tarifa social chegue a todas as famílias itajaienses que têm necessidade dela. A água é uma das condições fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas” explica a Assistente Social do Semasa, Tatiana de Godoy.
O benefício é concedido na modalidade residencial e também para entidades sem fins lucrativos, na modalidade não-residencial. O Semasa Itajaí atende atualmente 1.031 famílias e 24 entidades com a tarifa social.
Na visão do Diretor Geral do Semasa, Celso Praun, “além de ser uma necessidade humana, o abastecimento de água potável também representa cidadania. Um cadastro regular demonstra que aquela família está em dia, como detentora de direitos e como cumpridora de deveres”.
O programa é conduzido pela Gerência de Assistência Social da autarquia, que atende presencialmente na sede do Semasa, na rua Heitor Liberato 1.189, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e pelo whatsapp (47) 3344-900, opção 4, nos mesmos dias e horários.
115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492
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