Abastecimento de água pode ter pressão reduzida em bairros de Itajaí

Retornar

17/12/2024 18h50

Nesta terça-feira (17), o Semasa orienta os consumidores de toda a área urbana de Itajaí a fazerem economia de água. Os principais reservatórios do município, localizados junto às Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas, encontram-se em níveis muito baixos, insuficientes para manter a pressão na rede de distribuição. O motivo é o alto consumo registrado ao longo do dia de hoje.

A ETA São Roque está produzindo no limite de sua capacidade, que é de 1.153 litros por segundo. As próximas horas serão críticas, já que costumam representar o pico de consumo diário. O uso racional neste momento favorece o melhor aproveitamento da água disponível e agiliza a recuperação, que deve ocorrer na próxima madrugada.

Imóveis em áreas elevadas e sem caixas d’água próprias são os mais vulneráveis à possibilidade de baixa pressão ou falta d’água. Algumas das regiões já afetadas são partes da Praia Brava, Centro, Fazenda, Fazendinha e Nossa Senhora das Graças. Economizar previne que as dificuldades se estendam a mais unidades e por mais tempo.

Algumas bombas de recalque (boosters), responsáveis por enviar água aos pontos mais distantes ou de maior altitude, já entraram em desligamento automático, por pressão insuficiente na rede. 

O Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e (47) 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.