Melhoria no abastecimento de água para Itajaí e Navegantes é gradual

Retornar

27/11/2025 14h19

O abastecimento de água potável de Itajaí e Navegantes apresenta sinais positivos de recuperação no início da tarde desta quinta-feira (27). O monitoramento de pressão registra valores adequados na grande maioria dos pontos e não houve ocorrências de falta d’água sem causa específica nesta manhã. Porém, a melhora é gradual e depende principalmente do consumo consciente, sem desperdícios.

O maior conjunto de reservatórios do sistema, localizado junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque, está em cerca de 38% de sua capacidade por volta das 14h de hoje. Em Arapongas, o nível está em 44%. Os pontos mais frágeis são Morro da Cruz, com 17%, e Cabeçudas, com 13%.

Os boosters, que são bombas de recalque responsáveis por enviar água a regiões mais altas, estão operando adequadamente. A economia, principalmente em bairros como Centro, Fazenda, Fazendinha e Praia Brava, contribui para mantê-las em funcionamento. A produção nas ETAs está em carga máxima, distribuindo 1.240 litros de água potável por segundo.

O cenário atual ainda é influenciado pelos impactos da turbidez excessiva na água bruta do canal retificado do rio Itajaí-mirim, que chegou a ultrapassar em 2.200% o limite indicado para o funcionamento adequado dos equipamentos no começo desta semana, causando paradas constantes para limpeza.

Um avanço ainda mais significativo na reservação e funcionamento geral do sistema é esperado na próxima madrugada, durante o período de consumo mínimo.

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) está à disposição dos consumidores 24h para emergências pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.