Reservatórios de Itajaí esvaziam em final de semana quente

Retornar

06/12/2025 17h57

Alta no consumo causa redução na pressão do abastecimento em toda a área urbana

 

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que os principais reservatórios de água potável responsáveis pelo abastecimento de Itajaí e Navegantes encontram-se em nível crítico por volta das 18h deste sábado (06). As dificuldades são causadas pelo consumo excessivo registrado durante a atual onda de calor, com temperaturas de até 30 graus na região, conforme informado pela Defesa Civil de Santa Catarina.

O auxílio da população é indispensável na prevenção do desabastecimento. Economize a água restante no reservatório do seu imóvel, adie todas as atividades não urgentes que consumam grandes volumes de água e priorize a hidratação de pessoas e animais, evitando o uso de mangueiras para se refrescar.

O reservatório do Morro da Cruz, do qual dependem as bombas que enviam água para as regiões altas do Centro, Fazenda, Fazendinha e Praia Brava, está completamente vazio, impedindo o funcionamento de diversos componentes do sistema. Imóveis em terrenos nas áreas elevadas desses bairros já podem ter limitações na água recebida.

No principal conjunto de reservatórios de Itajaí, localizado no São Roque, os níveis estão abaixo de 20%, reduzindo a média da pressão de abastecimento em bairros como Cordeiros, Murta, São Vicente, Cidade Nova, São Judas, São João, Vila Operária e Dom Bosco. No reservatório de Cabeçudas, 52% da capacidade ainda está ocupada, mas a redução do nível é acelerada.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Arapongas é a principal origem da água tratada para os bairros Ressacada, Canhanduba, Itaipava, Km 12, Rio do Meio, Carvalho, Nossa Senhora das Graças, Paciência e Baía. No dia de hoje, mesmo operando em capacidade máxima, seu reservatório está em apenas um terço do nível total, restringindo a pressão alcançável ao longo de toda a rede.

O Semasa está avançando rapidamente na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Roque, que vai acrescentar 500 litros por segundo ao sistema de Itajaí e Navegantes no primeiro trimestre de 2026, uma ampliação de quase 40%. A atual gestão da autarquia, iniciada em 02 de janeiro deste ano, tem a melhora na produção e distribuição de água potável como prioridade absoluta. 

Como o prazo de normalização está atrelado às variáveis climáticas e ao comportamento de consumo adotado por moradores e visitantes, não é possível fornecer uma previsão de recuperação total. Novas informações serão publicadas em www.semasaitajai.com.br e nas redes sociais oficiais do Semasa. Para emergências, utilize os canais de atendimento 24 horas pelo 0800 645 0195, 115, 3344 9000 ou Whatsapp 47 99261-3492.