Abastecimento de Itajaí e Navegantes enfrenta desafios neste começo de ano

Retornar

03/01/2026 11h34

Economia de água é indispensável para reduzir impactos do calor e aumento populacional

 

O sistema de tratamento responsável por fornecer água potável para os municípios de Itajaí e Navegantes não está alcançando a demanda excessiva registrada neste período de festas. Neste sábado (03) pela manhã, os reservatórios não possuem capacidade para atender o consumo nos padrões registrados nos últimos dias. A economia é o único caminho para redução dos impactos.

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) está investindo na construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no São Roque, que vai ampliar a produção em 500 litros por segundo, um salto de quase 40%. Mesmo com os trabalhos acelerados, ela só deve entrar em funcionamento efetivo após o Carnaval.

Uma unidade de ultrafiltração (UF) está sendo instalada junto à ETA Arapongas, com capacidade de acrescentar 85 litros por segundo ao abastecimento em caráter excepcional, até a ativação da nova ETA São Roque. Infelizmente, a turbidez excessiva no canal retificado do rio Itajaí-mirim impediu a realização dos testes finais, adiando a implementação da solução. 

A recomendação aos moradores e visitantes é a economia de água. Banhos curtos, limpeza com vassouras, adiamento de atividades não essenciais e priorização da hidratação. Essas medidas simples auxiliam na distribuição equilibrada da água disponível e previnem maiores inconveniências.

Os imóveis mais imediatamente afetados serão os que não possuem caixa d’água ou estão localizados em terrenos altos, por isso reforçamos o pedido de instalação em todas as edificações que ainda não possuem, para minimizar o impacto em situações emergenciais.

Não é possível estimar um prazo para a normalização total. O Semasa está à disposição dos consumidores 24h para emergências pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.