Semasa participa de ação de contenção de ocupações irregulares

Retornar

20/01/2026 19h23

Foi realizada em Itajaí a primeira operação de contenção de invasões de 2026. A iniciativa foi da Comissão Mista de Planejamento e Fiscalização para Contenção de Ocupações Irregulares em Áreas Públicas e Privadas, da qual o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) faz parte.

A ação envolveu a demolição de uma edificação irregular às margens do ribeirão Schneider, na rua Pedro Camilo da Silva, no bairro Fazenda. A operação contou com o acompanhamento de uma equipe técnica do Semasa, que atuou na verificação da regularidade das ligações de água e esgoto, com o objetivo de identificar a situação dos serviços no local e coibir possíveis irregularidades.

A invasão estava sobre uma Área de Preservação Permanente (APP), representando riscos ao meio-ambiente e às pessoas, além das implicações jurídicas. A complexidade do caso demandou a atuação conjunta também da Guarda Municipal de Itajaí (GMI), Polícia Militar (PM-SC), Secretaria de Obras, Secretaria de Urbanismo e Habitação, Secretaria de Assistência Social, Poder Legislativo e Celesc.

O Semasa é representado junto à Comissão Mista de Planejamento e Fiscalização para Contenção de Invasões e Ocupações Irregulares pela Gerente de Assistência Social da autarquia, Paula Molleri, que acompanhou a ação em tempo real.