Semasa alerta para baixa pressão no abastecimento devido a aumento da turbidez no Rio Itajaí-Mirim

Retornar

08/11/2026 18:30

O Semasa informa que o abastecimento de água opera sob restrições críticas neste domingo (8/11) após um aumento na turbidez do Rio Itajaí-Mirim, intensificado a partir desta tarde pelas fortes correntezas e pelo grande volume hídrico. No ponto de captação, a turbidez da água bruta atingiu a marca de 2.139 NTUs (unidades de turbidez), índice muito superior ao parâmetro habitual de até 100 NTUs.  

O impacto na água bruta exige um processo de tratamento mais lento para garantir a potabilidade, o que exigiu a redução da produção geral do sistema para cerca de 70% de sua capacidade operacional.

Como reflexo direto dessa desaceleração e da demanda contínua de consumo, os principais reservatórios da cidade registram níveis críticos de armazenamento, com destaque para a ETA São Roque, que se encontra com aproximadamente 8% de sua capacidade, além do reservatório de Arapongas com 15%. 

Diante dessa situação, diversas regiões de Itajaí e o município de Navegantes podem enfrentar episódios de baixa pressão ou falta momentânea de água, com impacto acentuado em zonas elevadas e extremidades de rede, principalmente dos imóveis sem reservatórios próprios.

A recuperação integral do sistema depende da redução da turbidez do rio, para que o tratamento retome a capacidade máxima, e do consumo consciente para encher os reservatórios. 

A autarquia recomenda postergar atividades de alto consumo, como a lavar calçadas e roupas, reservando o uso estritamente para alimentação e higiene pessoal.

Em caso de dúvidas a população pode recorrer aos canais de atendimento pelo telefone e WhatsApp no (47) 3344-9000, pelo plantão 24 horas no 0800 645 0195 ou 115, e pelo site oficial em www.semasaitajai.com.br.