Temperaturas elevadas acentuam o consumo de água em Itajaí e Navegantes

Retornar

18/09/2025 17h29

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que os principais reservatórios do sistema de abastecimento de Itajaí encontram-se em nível crítico no final da tarde desta quinta-feira (18). A razão é a atual capacidade de produção ser ultrapassada pela demanda de consumo, especialmente quando as temperaturas se elevam.

Por volta das 17h de hoje, o reservatório do Morro da Cruz encontra-se completamente vazio. São Roque possui menos de 26% e Arapongas tem 48%. A produção atual de água potável do sistema centralizado ultrapassa os 1.260 litros por segundo, no combinado das Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas.

Os bairros mais sensíveis às possíveis ocorrências de falta de água são São Vicente, Cabeçudas, Centro, Dom Bosco, Fazenda, Fazendinha, Praia Brava, Murta, Ressacada, Santa Regina, Nossa Senhora das Graças, Salseiros e São Judas. Imóveis sem caixa d’água ou em terrenos altos são os mais impactados.

A economia de água é necessária para os moradores de toda a área urbana de Itajaí, principalmente para os que possuem caixa d’água, para prevenir o esvaziamento.