Uso bem maior de água, no entanto, é feito pela agricultura. A irrigação das plantações e a criação dos animais consomem 70% da água potável. Na indústria, a água é empregada para gerar vapor, limpar e resfriar equipamentos e como matéria-prima. Outros empregos da água são para a geração de energia, o transporte e lazer. Sem pensar no futuro, o homem despeja lixo nas margens de rios e ribeirões; as águas da chuva terminam carregando para os cursos d´água os pesticidas aplicados nas lavouras.
Nas cidades, o lixo abandonado na rua, em terrenos baldios, termina sendo arrastado pelas águas de chuvas torrenciais (enxurradas), entupindo tubulações e poluindo ribeirões. Sem contar, claro, com os despejos dos esgotos domésticos. Este tipo de poluição é evitada com a instalação de redes coletoras e Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).
Indústrias igualmente contribuem para poluir rios, ribeirões, mares. Por não valorizar a água, utilizam e a despejam de volta com muitos resíduos poluentes.
Felizmente, isso vem mudando e há empresas que já se preocupam em limpar seus efluentes em estações de tratamento, reaproveitando a água ou lançando-a nos ribeirões, livre de poluentes.
115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492
escreva@semasaitajai.com.brServiço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura
Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101