Semana começa com dificuldades no abastecimento de Itajaí

Retornar

08/12/2025 18h59

Reservatórios não se recuperam mesmo com produção em capacidade máxima

 

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que a situação do abastecimento para Itajaí e Navegantes é crítico nesta segunda-feira (08). As médias de temperatura elevadas impulsionam um consumo desmedido, que supera a atual capacidade de produção do sistema, defasada diante do crescimento vertiginoso da região.

O auxílio da população é indispensável na prevenção de maiores dificuldades. Economize a água restante no reservatório do seu imóvel, adie todas as atividades não urgentes que consumam grandes volumes de água e priorize a hidratação de pessoas e animais, evitando o uso de mangueiras para se refrescar.

Com o esvaziamento total do reservatório do Morro da Cruz antes das 15h de hoje, o funcionamento das bombas de recalque, também chamadas de boosters, responsáveis por enviar água às regiões altas do Centro, Fazenda, Fazendinha e Praia, foi comprometido.

Áreas de baixa pressão na rede também foram identificadas em bairros como Ressacada, Itaipava, Salseiros, Murta, Cordeiros, Nossa Senhora das Graças e São João. A economia de água em toda a área urbana auxilia na melhor distribuição dos recursos disponíveis.

O Semasa está avançando rapidamente na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Roque, que vai acrescentar 500 litros por segundo ao sistema de Itajaí e Navegantes no primeiro trimestre de 2026, uma ampliação de quase 40%. A atual gestão da autarquia, iniciada em 02 de janeiro deste ano, tem a melhora na produção e distribuição de água potável como prioridade absoluta.

Não é possível indicar uma previsão de normalização, que depende de variáveis climáticas e do comportamento de consumo adotado por todos. Novas informações serão publicadas em www.semasaitajai.com.br e nas redes sociais oficiais do Semasa. Para emergências, utilize os canais de atendimento 24 horas pelo 0800 645 0195, 115, 3344 9000 ou Whatsapp 47 99261-3492.