Princípio de incêndio paralisa produção de água no complexo Arapongas

Retornar

27/01/2026 18h20

Um princípio de incêndio identificado no complexo Arapongas por volta das 16h desta terça-feira (27) causou a interrupção da produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na Unidade de Ultrafiltração (UF) que compõem o conjunto. Isso representa uma perda de quase 20% na capacidade de abastecimento para Itajaí e Navegantes.

A suspeita é de que as chamas tenham se iniciado na central elétrica, desligando todas as bombas do complexo. Essa hipótese ainda está sendo investigada pelo Corpo de Bombeiros. As unidades terão que se manter desligadas até a completa avaliação da ocorrência e correção de possíveis falhas. A estimativa é de que a produção só possa ser retomada na manhã de quarta-feira (28).

A capacidade de abastecimento na região já estava prejudicada pelo consumo bastante elevado, registrado devido ao calor de 30 graus celsius. Com a redução da produção, pode ocorrer baixa pressão ou falta de água em toda a área urbana de Itajaí e Navegantes, principalmente em unidades que não dispõem de reservatório próprio ou estão localizadas em terrenos altos. A recomendação é de economia máxima da água potável restante.

O Semasa está à disposição dos consumidores 24h para emergências pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.