Abastecimento de água para Itajaí e Navegantes se recupera após princípio de incêndio

Retornar

28/01/2026 09h32

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que a produção de água potável está normalizada na manhã desta quarta-feira (28) nas duas principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) que abastecem Itajaí e Navegantes. As operações no complexo Arapongas haviam sido suspensas após a identificação de um foco de incêndio na tarde de ontem.

As ações de investigação das causas da ocorrência, limpeza da fuligem e substituição de equipamentos foram executadas com agilidade máxima, possibilitando a retomada da produção em Arapongas por volta das 22h de terça-feira. O trabalho coordenado entre equipes de especialidades diversas foi fundamental para o resultado positivo.

Mesmo com a produção regularizada, o abastecimento para Itajaí e Navegantes possui um déficit de reservação causado pela interrupção temporária. Para prevenir a despressurização da rede, o uso consciente de água, sem desperdícios e adiando atividades não essenciais, é fortemente recomendado.

Um princípio de incêndio identificado no complexo Arapongas por volta das 16h desta terça-feira (27) causou a interrupção da produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na Unidade de Ultrafiltração (UF) que compõem o conjunto. Isso representa uma perda de quase 20% na capacidade de abastecimento para Itajaí e Navegantes.

O Semasa está à disposição dos consumidores 24h para emergências pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.