Consumo elevado de água pode causar baixa pressão na Praia Brava

Retornar

31/12/2024 15h00

O Semasa informa que imóveis da Praia Brava, especialmente os localizados em ruas mais elevadas, podem registrar baixa pressão nesta terça-feira (31). O principal motivo é o consumo elevado nesta época do ano. A recomendação aos moradores de todos os bairros urbanos é o uso racional de água, que contribui para uma melhor distribuição.

As principais unidades de produção, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas, estão operando na sua capacidade máxima. O problema é a baixa sucção da Estação de Recalque de Água Tratada - ERAT Santa Clara, que pressuriza a água para a Praia Brava. Com o alto consumo ela está operando em frequência reduzida. 

Para normalizar a pressão, a recomendação aos moradores é que façam uso consciente da água. A ação coletiva ajuda significativamente o desempenho do abastecimento de água durante o verão. Ações que exijam maior consumo como encher piscinas e lavar roupas e calçadas devem ser adiados.

A autarquia reforça a importância da caixa d’água em todas as edificações, conforme previsto no regulamento do Semasa, para minimizar o impacto em situações emergenciais. 

O Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e (47) 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.