Tratamento de água em Itajaí continua impactado por turbidez

Retornar

25/11/2025 23h23

Chuvas no alto vale prejudicaram a produção nas principais estações

 

O sistema de tratamento e distribuição de água potável para Itajaí e Navegantes ainda enfrenta dificuldades para recuperar sua produção e reservação na noite desta terça-feira (25). A vazão combinada das duas principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) está abaixo dos 1.200 litros por segundo, o que ainda não possibilitou a recuperação do nível dos grandes reservatórios.

A turbidez no ponto de captação, localizado no canal retificado do rio Itajaí-mirim, continua ultrapassando em mais de 300% o valor adequado para tratamento no sistema convencional utilizado. Isso significa que a frequência com que é necessário lavar decantadores e filtros impede  que a produção de água ocorra em volume máximo.

Às 21h de segunda-feira (24), a água bruta captada atingiu o pico de 2.298 unidades de turbidez (NTU), enquanto o valor limite ideal para tratamento em Itajaí é de 100 NTU. As operações também foram prejudicadas por uma queda de energia que atingiu 59 mil unidades na região nessa última tarde.

A redução da capacidade de produção, somada ao esvaziamento dos principais reservatórios de Itajaí, pode causar baixa pressão ou falta d’água em toda a área urbana de Itajaí e Navegantes. A maioria das bombas de recalque (boosters) utilizadas para enviar água a imóveis em terrenos altos entraram em desligamento automático de segurança, em função da baixa disponibilidade de água na rede.

Os bairros com a maior concentração de relatos de falta d’água são São Vicente, Cordeiros, Fazenda e Paciência. Os imóveis mais afetados são os que não possuem caixa d’água, por isso a autarquia reforça o pedido de instalação em todas as edificações que ainda não possuem, para minimizar o impacto em situações emergenciais. A economia por parte de todos os consumidores agiliza o restabelecimento e minimiza os inconvenientes. Contamos com sua colaboração.

Não é possível estimar um prazo para a normalização total. O Semasa está à disposição dos consumidores 24h para emergências pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.