Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

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Procedimentos para hidrantes urbanos

Quando houver hidrante instalado


O cliente deverá solicitar ao SEMASA a "Declaração de uso do Hidrante Urbano", quando o CBMSC indicar que há um hidrante no raio de abrangência do solicitante. Nesta declaração o SEMASA informa as características técnicas do hidrante indicado e se o mesmo está apto para suprir as necessidades do solicitante para o combate a incêndios.

Documentos necessários


  • Formulário devidamente preenchido; (Clique aqui para baixar)
  • Solicitação do CBMSC;
  • Documento de identificação (RG, Habilitação, Carteira Profissional, etc) do solicitante da declaração;
  • Documento de identificação se for pessoa jurídica - (contrato social, cartão CNPJ) do solicitante da declaração;
  • Comprovante de pagamento da taxa para emissão da declaração.

OBS: esta declaração não isenta a exigência do Corpo de Bombeiros de fazer a doação do hidrante urbano como compensação do sistema individual de combate a incêndio. O hidrante doado será instalado em uma região de necessidade determinado pelo SEMASA.

Procedimentos para solicitar a declaração de uso do hidrante urbano


  1. Solicitar ao Atendimento do SEMASA a emissão da taxa para Declaração de uso do Hidrante Urbano;
  2. Após o pagamento da taxa, deverá ser encaminhado ao Atendimento do SEMASA o comprovante de pagamento acompanhado dos demais documentos necessários;
  3. O prazo do SEMASA para emissão da declaração é de até 10 dias úteis.

Quando não houver hidrante instalado


O cliente deverá solicitar ao SEMASA a "Análise de Instalação de Hidrante Urbano", quando o CBMSC indicar que não há um hidrante no raio de abrangência do solicitante. Neste documento o SEMASA fará a análise do ponto correto (identificação do diâmetro da rede) para a instalação do hidrante, e repassará a especificação do hidrante e a lista dos componentes necessários para instalação, que deverão ser adquiridos pelo solicitante e doados ao SEMASA para efetuar a instalação.

Documentos necessários


  • Formulário devidamente preenchido; (Clique aqui para baixar)
  • Solicitação do CBMSC;
  • Documento de identificação se for pessoa física - (RG, Habilitação, Carteira Profissional, etc) do solicitante da declaração;
  • Documento de identificação se for pessoa jurídica - (contrato social, cartão CNPJ) do solicitante da declaração;
  • Comprovante de pagamento da taxa para emissão da declaração.

Procedimentos para solicitar a análise de instalação de hidrante urbano


  1. Solicitar ao Atendimento do SEMASA a emissão da taxa para Análise de Instalação de Hidrante Urbano;
  2. Após o pagamento da taxa, deverá ser encaminhado ao Atendimento do SEMASA o comprovante de pagamento acompanhado dos demais documentos necessários;
  3. O prazo do SEMASA para emissão da Análise é de até 10 dias úteis.

Procedimentos para doação do hidrante urbano


  1. Retornar ao SEMASA com todas as peças adquiridas e notas fiscais originais da compra mais a análise de instalação de hidrante urbano fornecida anteriormente;
  2. Se a compra foi realizada em nome de pessoa jurídica, trazer documentos (contrato social, cartão CNPJ) se for pessoa física, trazer documentos (RG, Habilitação, Carteira Profissional, etc);
  3. Preencher termo de doação do hidrante e autorização de cobrança da instalação; (Clique aqui para baixar o formulário)
  4. O prazo para o SEMASA efetuar a instalação do hidrante será de até 30 dias.

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